Nos últimos anos, a oferta de infoprodutos teve um grande crescimento em todo o mundo. Infoprodutos são produtos digitais ou serviços vendidos na internet. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 54% dos internautas do país compraram algum tipo de infoproduto nos últimos 12 meses anteriores a coleta da pesquisa, sendo os mais adquiridos: streaming de filmes e séries (31%), cursos online (17%), streaming de música (15%), e-book (8%) e livros e/ou apostilas (7%).
O estudo da CNDL/SPC Brasil aponta que em média, os internautas compraram 2,8 infoprodutos nos últimos 12 meses, com um gasto médio de aproximadamente R$155 na última compra.
De acordo com os entrevistados, entre as principais finalidades de compra dos infoprodutos estão o lazer (27%), o desenvolvimento pessoal (27%), ganhar dinheiro (26%) e o desenvolvimento de carreira (19%).
“A revolução do meio digital e a aceleração da educação online, principalmente após a pandemia, fizeram com que os infoprodutos ganhassem ainda mais força e espaço na internet. Seja por lazer, educação, aumento de renda ou para desenvolvimento pessoal, a população está cada vez mais habituada a utilizar este tipo de produto e serviço”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Música, cursos preparatórios, beleza e estética lideram o ranking dos infoprodutos mais adquiridos
Considerando uma nota de 1 a 5 (em que 1 significa que está pouco satisfeito e 5 muito satisfeito), 82% dos entrevistados declaram-se satisfeitos em algum grau com os infoprodutos adquiridos. Sendo 4,1 a nota média de satisfação.
De acordo com o estudo da CNDL/SPC Brasil , o ranking das categorias dos infoprodutos mais comprados é liderado pelos streamings de música (16%), cursos preparatórios (12%), beleza e estética (12%), seguido pelo empreendedorismo (11%, destaque entre as mulheres e os mais velhos), tecnologia (11%) e marketing / marketing digital (11%).
O grau de satisfação e de segurança dos internautas é alto, uma vez que 87% sentiram-se seguros com as informações pessoais disponibilizadas ao realizar o pagamento e 86% ficaram satisfeitos com a experiência do pós-compra (entrega, suporte, garantia).
Para 85% dos entrevistados, o infoproduto atendeu às expectativas das promessas feitas na propaganda, site ou live assistidas antes da compra, 84% ficaram satisfeitos com a experiência de pré-compra (pesquisar, informações transmitidas sobre o produto, e atendimento do vendedor) e 82% confiaram na experiência do especialista e qualidade do conteúdo disponibilizado no produto.
53% preferem fazer curso online ao invés de em instituições tradicionais. 58% concluíram o infoproduto comprado
Apesar da compra do infoproduto ser por meio digital, alguns serviços possuem também encontros presenciais. Entre os que adquiriram consultoria, mentoria, coaching e evento, 58% dos encontros foram online e 18% de maneira híbrida (presencial e online).
De acordo com os internautas entrevistados, 53% preferem fazer curso online com experts ao invés de em instituições tradicionais pela flexibilidade de fazer o curso em qualquer horário, 52% pela facilidade de acesso ao conhecimento / não precisar se deslocar, 52% por ser mais prático e 41% por ser mais acessível.
O processo de compra online de um infoproduto voltado a educação também passa por pesquisa de mercado e planejamento, uma vez que 86% dos consumidores pesquisaram sobre o especialista / vendedor do curso antes da compra, sendo que 38% buscaram informações sobre a credibilidade, 37% sobre a qualidade do conteúdo nas redes sociais e 35% avaliações. Para 26% dos entrevistados, a compra não foi planejada, porém 42% planejaram todas as aquisições.
De acordo com o estudo da CNDL/SPC Brasil , 58% dos consumidores pesquisaram preços similares do último infoproduto adquirido, sendo 29% para comparar propostas custo x benefício e 28% para pegar a melhor oferta / preço. Porém 29% não pesquisaram, principalmente porque queriam fazer com um especialista / produto em específico.
Quanto a comunicação realizada para ativação da venda: 38% foram impactados por propaganda /anúncio na internet, 30% indicação de amigos, 26% já acompanhavam o especialista ou empresa nas redes sociais e 14% participando de lives no Instagram.
De acordo com os entrevistados, 44% participam de comunidade no whatsapp com o objetivo de atualizações, dicas e compras de curso de assuntos de interesse, sendo que 30% para atualizações de mercado e dicas e 19% compras de cursos.
Além disso, 58% concluíram o infoproduto comprado, com destaque para cursos online (20%), livros e/ou apostilas (18%), ebooks (14%) e consultoria, mentoria ou coaching (12%). Para 63% o conteúdo entregue foi superficial e 30% relevante.
A pesquisa mostra ainda que 50% admitiram colocar parcialmente em prática o aprendizado adquirido, enquanto 38% totalmente e somente 8% não colocaram.
A respeito da experiência com esse tipo de compra, 12% se arrependeram da última aquisição e pediram reembolso, enquanto 84% não se arrependeram.
Em relação à segurança do processo de compra, o levantamento mostra que 82% dos consumidores não sofreram golpe no processo de compra, enquanto 17% sofreram, seja porque não houve entrega do infoproduto (10%) e tiveram o cartão de crédito/débito clonado (8%).
Confira a pesquisa completa neste link.
Fonte: Marina Barbosa/Varejo S.A