Mais de 85% dos consumidores goianos que tiveram o nome negativado em maio já tinham enfrentado a mesma situação nos últimos 12 meses. Com 8 em cada 10 inadimplentes sendo reincidentes, a FCDL-GO teme uma possível queda nas vendas no Dia dos Pais.
É que ao menos 90% das vendas feitas no varejo brasileiro são parceladas no cartão de crédito, um recurso restrito a consumidores com o nome limpo na praça. Para a FCDL-GO, os altos juros praticados hoje no Brasil dificultam a vida de quem tenta sair das dívidas porque, com os juros compostos, os débitos se multiplicam rapidamente.
Números do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) indicam que, nos últimos 12 meses encerrados em maio, o número de devedores reincidentes cresceu 4,88% em Goiás. “Os dados mostram que, apesar das campanhas do varejo de incentivo ao acerto de contas e dos feirões limpa nome, os consumidores estão tendo muita dificuldade de sair das dívidas e permanecer com as contas em dia, uma situação que pode arrefecer as vendas nestes próximos meses”, analisa o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
Quadro geral da inadimplência
A inadimplência em Goiás cresceu 7,98% em maio, acima da média nacional, de 6,28%. A média de idade do consumidor goiano inadimplente é de 44 anos e, na segmentação por sexo, a maior público devedor é de homens (51,38%). As mulheres são 48,62% dos inadimplentes. A maior parte das dívidas é devida para bancos (62,26%), seguidos pelas lojas do comércio (12,10%), outros segmentos (10,69%), concessionárias de água e luz (8,55%) e empresas de serviços de comunicação, como telefonia e internet (6,39%).
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO