Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

Como escolher as cores certas para o seu negócio

As cores em branding e marketing devem estar alinhadas aos objetivos, valores e emoções da marca
  • 01 de setembro de 2023
como escolher as cores certas para o seu negocio
Segundo especialista, além do impacto emocional e social, as cores influenciam as decisões de compra- Foto: Shutterstock

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas é vital para o sucesso do marketing a escolha das cores, seja para a marca ou produtos, seja para materiais de divulgação e comunicação do negócio. Segundo especialistas no tema, a cor tem um efeito inconscientemente significativo, e por isso, tem o poder de elevar ou derrubar os resultados da empreitada. Por exemplo, os restaurantes usam o vermelho para estimular o apetite; já o azul cria uma sensação de confiança e segurança em uma marca.

“No domínio dinâmico do marketing, a cor desempenha um papel indispensável na transmissão de mensagens, evocando emoções e influenciando o comportamento do consumidor. A importância da cor decorre do seu poder de comunicação não verbal, desencadeando reações psicológicas que podem atrair ou repelir potenciais clientes. Além da estética, a cor pode moldar a identidade de uma marca e o seu valor percebido no mercado”, escreveu David Wallace, em artigo para o site Small Business Trends.

Wallace é especialista em marketing e, desde 1997, desenvolve campanhas bem-sucedidas em mecanismos de busca e mídias sociais para grandes e pequenas empresas.

Segundo o especialista, além do impacto emocional e social, as cores influenciam as decisões de compra e são determinantes para o reconhecimento da marca pelos consumidores. “As cores têm a capacidade inata de evocar uma série de emoções nos humanos. Por exemplo, o vermelho pode significar paixão, energia ou urgência, enquanto o azul pode comunicar confiança, calma e confiabilidade. Ao compreender essas associações, os profissionais de marketing podem escolher estrategicamente as cores para se alinharem às emoções que desejam despertar em seu público”, orienta o profissional.

E não basta definir a cor que melhor traduz a sua empresa, é preciso ser consiste nos esquemas de cores em diferentes plataformas e materiais de marketing. Isso ajuda a aumentar o reconhecimento da marca. “Estudos demonstraram que o reconhecimento da marca pode ser aumentado em até 80% apenas através da cor, tornando-a uma ferramenta inestimável para a construção da marca a longo prazo”, acrescenta David Wallace.

“A seleção e aplicação cuidadosa de cores em materiais de marketing pode ampliar significativamente a eficácia das campanhas e iniciativas de branding. Ao aproveitar as conotações psicológicas e emocionais das cores, as empresas podem criar narrativas mais convincentes e promover conexões mais profundas com o seu público”, ressalta.

Como escolher as melhores cores para o seu negócio
Escolher as cores certas para branding e marketing exige uma compreensão clara do público-alvo, dos contextos culturais, dos padrões da indústria e dos efeitos psicológicos das cores. Confira algumas dicas de como utilizar a psicologia das cores para maximizar os seus resultados:

1) Diferenças culturais: diferentes grupos demográficos e culturas podem perceber as cores de maneira diferente. Por exemplo, embora o vermelho represente sorte e prosperidade em muitas culturas do Leste Asiático, pode significar perigo ou cautela nas sociedades ocidentais.

2) Teste: antes de finalizar um esquema de cores, teste-o com uma amostra do seu público-alvo. Colete feedback para ver se as cores ressoam com as emoções e mensagens que você deseja transmitir.

3) Fique de olho na concorrência: analise os esquemas de cores de seus concorrentes. Embora queira se adequar às normas do setor, você também deseja se destacar. Se todos em seu setor usam azul, por exemplo, você pode considerar usar uma cor complementar ou um tom diferente para diferenciar sua marca.

4) Foque na estratégia: as escolhas de cores em branding e marketing não devem ser deixadas ao acaso ou ao mero apelo estético. Devem ser estratégicas e alinhadas aos objetivos, valores e emoções da marca que desejam invocar no seu público.

Significados das cores no ocidente

tabela psicologia das cores

Fonte: Small Business Trends (via Varejo S.A.)

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

Continuar lendo
fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Continuar lendo
com vogal na juceg fcdl go enaltece junta comercial por inovacao usando ia

Com vogal na Juceg, FCDL-GO enaltece Junta Comercial por inovação usando IA

Plataforma de inteligência artificial à qual os vogais tiveram acesso em 1ª mão acelera os processos de análise mercantil

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade