Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

No Brasil, o varejo físico pode se tornar a principal fonte de renda de retail media

A previsão para 2024 é de que o e-commerce alcance 11% das vendas totais do varejo na AL; 89% permanecem nos PDVs
  • 31 de maio de 2024
no brasil o varejo fisico pode se tornar a principal fonte de renda de retail media
Retail media nasceu e foi alavancada pelo digital devido a facilidade de transações através de leitura de dados - Foto: Divulgação/André Ribeiro

“O retail media tem o objetivo claro de buscar as verbas de marketing até então não capturadas pelo ecossistema varejista”, afirmou Cristiana Leal, executiva de Retail Media, no painel “Retail media e a revolução dos dados no varejo”, no Digitail Conference, promovido pela Gouvêa Experience, nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo. Cristiana dividiu o palco com Alexandre Gyurkovits, diretor Digital e Canais Especiais da Ypê, e Richard Albanesi, CEO da The LED. Célio Martinez, CEO da MERCADO&CONSUMO, mediou a conferência.

Também conhecido como serviço de mídia no varejo, terceira onda do marketing digital, a ferramenta de retail media nasceu e foi alavancada pelo digital em razão da facilidade de transações por meio da leitura de dados. No entanto, um estudo apresentado por Cristiana mostrou que, na América Latina, a previsão para 2024 é de que o e-commerce alcance a taxa de 11% das vendas totais do varejo na região.

“Eu vejo uma grande oportunidade para o varejo brasileiro se incluirmos no ecossistema do retail media o in-store. Porque a gente está falando aqui dos outros 89% das vendas acontecendo na loja física, com uma audiência absurdamente grande de pessoas que passam por ali todos os dias”, destacou a executiva.

E o volume de recursos para o setor é significativo e está em crescimento. Em nível global, as verbas para este setor foram de US$ 115 bilhões no ano passado, um crescimento de 17% em relação a 2022. Este ano, o Interactive Advertising Bureau no Brasil (IAB Brasil) e a Kantar divulgaram um relatório sobre os gastos com publicidade no País. Segundo o relatório, estima-se que, com retail media, foram destinados R$ 2,6 bilhões em 2023, representando 8% de todo valor investido em publicidade digital no Brasil, no valor de R$ 37,6 bilhões.

O mercado é muito promissor. No entanto, há desafios muito mais proeminentes para o varejo. Isto porque, mesmo para a loja física, é crucial ao varejista possuir tecnologia capaz de mensurar os dados de sua audiência, como comportamentos e hábitos de consumo, que possam ser utilizados em campanhas assertivas por parceiros.

“Nós só vamos investir onde pudermos medir os dados”, disse Gyurkovits. Como representante da indústria no palco, o executivo concorda que o mercado é de fato muito interessante, mas a Ypê, por exemplo, não investirá em estabelecimentos que não sejam capazes de apresentar relatórios e métricas durante toda a campanha realizada.

Comprovar que a loja pode ser uma boa mídia para agências e indústria é, hoje, mais complexo, uma vez que a jornada de compra deixou de ser linear. “As pessoas estão muito mais digitalizadas, muito mais conectadas e menos fieis às marcas. Fazem muito mais consultas antes de efetivar uma compra, pesquisando num canal e comprando no outro”, destacou Cristiana. Diante desse cenário, ela alerta: “os varejistas que conseguirem entender, cada vez mais, que ele tem o potencial de ter uma conversa segmentada com os seus consumidores, certamente, aumentará o poder e o valor da sua base de fidelização. E isso pode ter influência em várias esferas do negócio”.

Como trabalhar a campanha in-store

O retail media transforma o varejo em mídia. Em outras palavras, o varejista não apenas vende produto, como também passa a oferecer espaços publicitários. A operação, porém, não tem nada a ver com os meios praticados anteriormente, com cartazes e banners, evidenciando ofertas ou locais de destaque na gôndola simplesmente.

Os dados ajudam a pensar no tipo de ação a ser feita na loja física, qual o melhor horário e ambiente para veicular uma campanha em tela, por exemplo, e até os e-mails marketing.

A empresa de Albanesi produz telas e painéis de led adaptáveis para lojas, vitrines, eventos. Um dos cases de sucesso da companhia é a parceria com a Friboi, do Grupo JBS. Em busca de fortalecer ações junto a açougues parceiros e conectar-se mais diretamente com os consumidores, a Friboi levou as telas para esses locais para potencializar a jornada do consumidor com compras mais assertivas e informativas em relação aos produtos da marca.

De acordo com o CEO da The LED, 500 pontos de venda físicos em todo País receberam os painéis, que podem ter os conteúdos ajustados remotamente e a qualquer momento. Dessa forma, produtos e preços podem ser destacados de acordo com as características de cada estabelecimento, em cada região.

O resultado, segundo o executivo, foi um aumento de 38% no sell-out com as campanhas segmentadas. “Os painéis de led são multiformatos, são multiplataformas. Conseguimos fazer uma testeira, com telas com muito mais brilho, e criar mais impacto e engajamento para o cliente. No final de tudo, gerando muito mais resultado”, pontuou Albanesi.

“A indústria vai investir e está investindo em retail media porque o consumidor está no centro, no ponto de venda, e é ali que as coisas acontecem”, complementou Alexandre Gyurkovits.

Fonte: Mercado&Consumo

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

Continuar lendo
fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Continuar lendo
com vogal na juceg fcdl go enaltece junta comercial por inovacao usando ia

Com vogal na Juceg, FCDL-GO enaltece Junta Comercial por inovação usando IA

Plataforma de inteligência artificial à qual os vogais tiveram acesso em 1ª mão acelera os processos de análise mercantil

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade