Seis em cada 10 consumidores pretendem comprar presentes neste Dia dos Pais, e 31% deles planejam gastar mais neste ano, em relação a 2024. É o que destaca a FCDL-GO sobre pesquisa de intenção de compras divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
E os pais têm um motivo a mais para agradecer. Isto porque 58% das pessoas que gastarão mais neste ano dizem que investirão em presentes melhores, enquanto que 36% desses consumidores querem comprar mais produtos neste Dia dos Pais. O valor médio dos gastos será de R$ 255,00.
As roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (44%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios (18%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio. A maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (46%) e no cartão de débito (18%). Por outro lado, 39% têm intenção de pagar parcelado, sobretudo no cartão de crédito (30%). Em média, serão feitas 3 ou 4 prestações.
A maior parte dos entrevistados (76%) pretende realizar suas compras em lojas físicas, principalmente em shoppings centers (31%), lojas de departamento (18%) e shopping populares (15%). Mas 43% projetam comprar on-line, em aplicativos (70%), sites (65%) e Instagram (19%).
“Apesar da economia com juros a 15% ao ano, o saldo de crédito para pessoas físicas cresceu 10% em Goiás neste 1º semestre, conforme o IBGE. É um resultado que, consequentemente, terá reflexos nas compras do Dia dos Pais, aumentando o otimismo dos lojistas para esta 4ª data mais importante do ano no varejo”, analisa Valdir Ribeiro, presidente da FCDL-GO.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO (com informações da CNDL)