A Black Friday completa 15 anos no Brasil em 2025 e segue no calendário de compras dos consumidores: 9 em cada 10 brasileiros conhecem a data, e quase 70% já participaram de edições anteriores. Segundo dados apresentados no evento Google Black Friday, realizado na quinta-feira, 28, na Arena Allianz, em São Paulo, 81% dos que aproveitaram as promoções no ano passado pretendem comprar novamente neste ano.
A pesquisa identificou uma mudança importante na forma de consumo, com maior uso da Inteligência Artificial. De 2024 para cá, dobrou o número de brasileiros que recorrem a ferramentas generativas para buscar novos produtos. Hoje, 75% das pesquisas são comerciais amplas, voltadas a soluções e não apenas a itens específicos, o que coloca as marcas na posição de curadoras.
Entre os fatores que influenciam a decisão, 51% dizem confiar nas ofertas e 55% ressaltam que é preciso planejamento. Mais da metade dos consumidores gastam acima de R$ 600 no período.
Gleidys Salvanha, diretora-geral de Varejo e Tech para o Brasil, destacou a diversidade dos consumidores exige que as marcas tenham estratégias diferentes de vendas. Segundo o estudo, 64% se consideram consumidores planejados e 65% disseram que só compram o que já estava planejado.
Por outro lado, 53% admitem tomar decisões de forma mais rápida para não perder uma oferta e 47% se consideram impulsivos.
Fonte: Larissa Féria/Mercado&Consumo