O número de brasileiros dispostos a fazer uma compra durante a semana promocional da Black Friday, em novembro, aumentou 29% em relação a 2020, informou na sexta-feira o Facebook Brasil, com base em uma pesquisa com 400 pessoas.
Roupas e acessórios estão em primeiro lugar lista de compras de 45% dos pesquisados para a Black Friday deste ano, à frente dos eletroeletrônicos, que ficaram com 44% das intenções de compra no período. Na sequência vêm os smartphones (41%) e produtos de informática (40%), mostra o estudo Seasonal Insights Black Friday Brasil, feito em julho com internautas maiores de 16 anos.
Frete grátis e preço são fatores decisivos de compra para 54% e 51% dos consumidores.
Em entrevista sobre a pesquisa, o presidente do Facebook Brasil, Conrado Leister, afirmou que o pagamento de produtos e serviços a empresas diretamente pelo WhatsApp deve ser liberado pelo Banco Central somente em 2022.
Em maio, o Facebook lançou o serviço WhatsApp Pay para transferências entre pessoas físicas, sem pagamento de taxas.
Sem a liberação para empresas, a rede social deixa de oferecer o serviço ao varejo para as vendas de fim de ano. Segundo o Facebook, o WhatsApp é o canal de compras de 60% dos brasileiros que não usam lojas on-line ou aplicativos.
Fonte: Valor Econômico