Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

Brasileiro prefere comprar em sites internacionais e parcelar

Pesquisa aponta que o consumo em sites internacionais cresceu 29% em relação a 2021
  • 13 de outubro de 2023
brasileiro prefere comprar em sites internacionais e parcelar
Vestuário e comida delivery são os principais itens de consumo online - Foto: Shutterstock

Em meio ao debate do governo a respeito da taxação dos produtos comprados em sites internacionais, uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta o crescimento da preferência dos consumidores brasileiros pelas plataformas de vendas estrangeiras.

De acordo com o levantamento, 74% dos entrevistados afirmam que compram em lojas online de varejistas internacionais, um aumento de 29 pontos percentuais na comparação com 2021, enquanto 71% utilizam sites de varejistas nacionais (queda de 9 pontos percentuais frente a 2021) e 52% em sites de compra/venda de produtos novos/usados.

A pesquisa mostra que 76% dos consumidores realizaram compras pela internet nos últimos 12 meses, uma queda de 14 pontos percentuais em comparação com 2021, sendo que 68% compraram nos últimos 3 meses. Por outro lado, 14% não fizeram compras online. A estimativa é de que 117,25 milhões de pessoas compraram online pelo menos 1 vez nos últimos 12 meses.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o crescimento dos sites internacionais no consumo do país impacta negativamente o varejo e a economia brasileira.

“Existe uma concorrência desleal em favor das empresas estrangeiras pelo fato de grande parcela dos produtos atravessarem as fronteiras sem recolhimento de impostos de importação, o que os torna muito mais baratos se comparados aos nacionais. O varejo sente as consequências, já que não consegue competir com os preços de quem não paga impostos. O país precisa de um ambiente mais favorável para o crescimento das empresas e consequentemente da economia. Se o varejo nacional vende menos, também temos menos geração de renda e de empregos”, alerta Costa.

Em média, foram realizadas 4,6 compras online nos últimos 3 meses da data da pesquisa, e o gasto médio dos consumidores na sua última compra foi de R$ 248. Entre as formas de pagamento mais utilizadas, os consumidores destacaram o cartão de crédito (62%), o PIX (58%) e o cartão de débito (22%). O levantamento apontou ainda que 66% dos entrevistados fizeram compras parceladas pela internet nos últimos 12 meses, enquanto 30% fizeram os pagamentos à vista.

89% utilizam os celulares para fazer as compras

O dispositivo mais utilizado pelos consumidores nas compras pela internet é o celular, destacado por 89% dos entrevistados, seguido pelo notebook (35%) e desktop (28%).

Quando se trata dos itens mais comprados, destacam-se os artigos de vestuário (36%), comida delivery (31%), remédios e produtos de cuidados da saúde (24%), cosméticos/ perfumes (22%), artigos para casa (19%) e supermercado (19%).

A pesquisa aponta ainda que os sites são os tipos de loja preferidos para compras de algumas modalidades investigadas, com destaque para: eletrônicos e informática (51%), eletrodomésticos (46%), artigos para casa e decoração (39%), vestuário (37%) e livros (37%). Medicamentos e farmácia são mais adquiridos por aplicativos (36%).

88% costumam comprar com desconto pela internet, sendo 49% por meio de promoções de loja, 47% utilizando cupons de descontos, 26% através de sites e aplicativos específicos de descontos e 21% pagando as compras à vista.

Entre as formas de pagamento mais usuais, destacamos o cartão de crédito (62%), o PIX (58%) e o cartão de débito (22%). De acordo com os entrevistados, 66% fizeram compras parceladas pela internet nos últimos 12 meses, enquanto 30% fizeram os pagamentos à vista.

Frete grátis e preço baixo determinam escolha do e-commerce

A pesquisa mostra que o consumidor está atento a promoções e melhores condições de compra. De acordo com o levantamento a oferta de frete grátis é o fator mais citado para a escolha de uma loja online, com 52% das menções. Preços baixos (46%) e promoções (42%) fecham os fatores mais relevantes para a escolha.

Quando perguntados sobre os fatores que estimulam o aumento das compras pela internet, os consumidores entrevistados citaram: frete grátis (64%), preços mais atrativos do que nas lojas físicas (56%) e tempo de entrega reduzido (34%).

De acordo com o levantamento, 96% dos consumidores internautas já compraram mais de uma vez de uma loja da qual já é cliente no ambiente online, principalmente pela confiança na loja/marca (45%), por não ter tido problema na compra anterior (44%) e melhores preços (40%).

Na pesquisa de produtos e serviços, 52% esperam encontrar depoimentos/avaliação de pessoas que já compraram naquela loja online, 50% ficha técnica e especificações e 45% fotos detalhadas.

O levantamento apontou ainda um alto grau de satisfação dos consumidores online, uma vez que 91% se declaram satisfeitos com as compras feitas pela internet. Em relação aos atendentes virtuais, 38% declaram como ótimo ou bom os atendimentos online por robôs/chatbots, 39% regular e 23% ruim ou péssimo.

Em relação à pesquisa de produtos, os canais mais utilizados são: buscadores (73%), sites de empresas (64%) e sites de comparação de preços (49%). Entre os que utilizam os buscadores para pesquisa de produtos pela internet, a comparação de preços entre diferentes lojas é a principal razão (63%), seguido da checagem se é uma loja real (48%), para ter certeza que não se trata de um golpe (47%) e acesso a avaliação de clientes (39%).

91% se declaram satisfeitos com as compras on-line

Entre os que contam com as redes sociais para a pesquisa de produtos pela internet, o acesso a avaliação de clientes é o principal motivo (49%), seguida da certeza que se trata de uma loja real (43%) e da segurança que a compra será entregue (39%).

Para os entrevistados, as principais vantagens de fazer compras pela internet são a comodidade de comprar sem sair de casa (46%), o preço baixo (40%) e a flexibilidade de horário para fazer as compras (32%).

Já as principais desvantagens das compras online são: não poder ver/experimentar/tocar o produto (47%), o fato de ter que pagar frete (43%) e a impossibilidade de levar o produto na hora da compra (42%).

8 em cada 10 consumidores fizeram a última compra sem problemas

Os consumidores estão atentos aos cuidados que devem tomar ao fazer compras online. A nota média (de 1 a 10) atribuída pelos consumidores à segurança de compras pela internet é de 8,0.

Esta sensação de segurança vem acompanhada de uma série de precauções e cuidados, tomadas por 97% dos entrevistados, sendo que 52% só fazem compras em canais conhecidos ou indicados, 36% evitam cadastrar os dados do cartão de crédito para compras futuras e 34% não compram produtos com preço tão baixo a ponto de desconfiar da veracidade do canal ou da promoção.

Entre os fatores que aumentariam o grau de segurança para uma compra online, destacam-se o baixo índice de reclamações nas redes sociais ou em sites (42%), o site/aplicativo apresentar boas notas quanto a reputação nos sites de compras (38%) e comprar em um site/aplicativo conhecido (38%).

A pesquisa aponta ainda que 81% não tiveram problemas na última compra online. Porém 16% enfrentaram algum tipo de infortúnio, sendo que 59% dos entrevistados conseguiram resolver, principalmente por meio da troca do produto (20%) ou da devolução do dinheiro (17%). No entanto, 36% não conseguiram.

Fonte: Varejo S.A

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

Continuar lendo
fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Continuar lendo
com vogal na juceg fcdl go enaltece junta comercial por inovacao usando ia

Com vogal na Juceg, FCDL-GO enaltece Junta Comercial por inovação usando IA

Plataforma de inteligência artificial à qual os vogais tiveram acesso em 1ª mão acelera os processos de análise mercantil

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade