Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

Carnaval: empreendedores miram em parcerias para expandir vendas

Impulsionamento de postagens, envio de promoções para clientes, elaboração de itens personalizados para as festividades são boas estratégias
  • 01 de fevereiro de 2024
carnaval empreendedores miram em parcerias para expandir vendas
Só no ano passado, a data movimentou cerca de R$ 8 bilhões no Brasil - Foto: Shutterstock

O esquenta do comércio para receber os clientes no Carnaval já começou. Só no ano passado, a data movimentou cerca de R$ 8 bilhões no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Impulsionamento de postagens, envio de promoções para clientes e elaboração de itens personalizados para as festividades são algumas ideias que já começam a sair do papel para atrair novos olhares, concluir as vendas e conquistar mais clientes.

A data também estimula novas oportunidades com vagas temporárias para profissionais voltados para a área da limpeza e cozinha, por exemplo. Ou seja, de turismo a bebidas e serviços, o Carnaval pode ser oportuno para MEI (microempreendedores individuais) e MPE (micro e pequenas empresas).

Para a dona de uma empresa de peças feitas à mão Ana Paula Ribeiro Horiuti, mesmo que a cidade de Campo Grande (MS) não tenha uma forte tradição carnavalesca, o trabalho dela com os adornos para o cabelo é único e conquistou uma clientela fiel.

“As vendas para outros estados estão crescendo todos os anos. A procura por adereços já começou, mas uma coisa não muda, todos deixam para a última hora”, explica a empresária.

Ela ainda comenta que além de ter um Instagram, onde acontecem 80% das ações de venda e divulgações, encontrou na parceria com duas outras lojas a oportunidade de lucrar mais.

“No início, minhas peças eram para consumo próprio e para presentear as amigas, depois passei a expandir na internet e no comércio de outras pessoas. Além disso, me profissionalizei no ano passado. O Sebrae Delas foi fundamental para me capacitar, principalmente o Empretec. As consultorias e trocas de experiências com outras pessoas também modificaram minha maneira de ver o meu trabalho. Eu entrei como uma mãe que trabalha em casa, e saí uma mulher empreendedora, com metas e fluxo de caixa”, ressalta Ana Paula.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Carlos Henrique Oliveira, mesmo que a empresa não tenha uma atividade ligada ao Carnaval, é importante se preparar para a data e, por isso, reforça sobre a capacitação do empreendedor.

“É essencial pensar no tema Carnaval ou qualquer outra data comemorativa, pensar ‘fora da caixinha’, como dizem. O empreendedor pode atrelar à prestação de serviço, comércio ou empresa, e buscar parcerias para conseguir expandir e aproveitar esse engajamento do Carnaval para conquistar clientes, coisas que são aplicadas em um curso, por exemplo”, elucida o analista.

É assim que a Patricia Maas enxerga essa oportunidade. Ainda no segmento da moda, mas contemplando os animais de estimação, Patrícia confecciona roupas e acessórios para pets há mais de oito anos.

“Por terem bloquinhos de pets, elaboro uma coleção-cápsula, ou seja, com uma quantidade menor de peças do que uma coleção tradicional, específica para a folia. Ainda dou descontos para quem já é cliente e para quem está comprando pela primeira vez”, expõe a empreendedora.

Boas práticas

Mais do que inovar quando se fala em produtos para a data, o analista reforça que é preciso fazer uma boa divulgação para o público e ter o ambiente digital como aliado nesse processo.

“É preciso fazer, pelo menos, o básico nas redes sociais. O empresário não pode ter medo de se expor. Precisa aparecer e criar essa aproximação e identificação com o cliente”, comenta.

Leocedir Aparecida Barbosa tem colocado em prática essa dica com postagens diárias e catálogo de produtos. Ela é proprietária de duas lojas no interior do Mato Grosso do Sul: Reino das Fantasias e By Laços da Léo.

“Foi através dos laços que eu fazia para minha filha, porque em 2015 não se encontrava com facilidade na minha cidade, e das mães das coleguinhas da creche que pediam encomendas também, que veio a necessidade de ter uma loja de fantasias para combinar com os adereços”, relata. Além disso, a empresária conta que o diferencial está na parceria que firmou com um estúdio de fotos, promoters e casa de festas.

“É preciso encontrar animação em datas festivas, mesmo se o seu negócio não for ligado a ela. Não deixar de expor sua vitrine. Estar engajado, principalmente, no atendimento on-line; fazer relação do estoque, qual o tipo de produto necessário para estocar. Ou, servir como um ponto de apoio: temos um pessoal que não gosta de viajar. Aproveitar e oferecer produtos e serviços que tem a ver com esse cuidado: de que forma você pode se tornar um suporte para a pessoa que não quer ‘curtir’ o Carnaval? Se você fizer uma entrega, de que forma você pode fazer isso de uma forma diferente?”, finaliza o analista-técnico Carlos Henrique.

Fonte: Agência Sebrae

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

Continuar lendo
fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Continuar lendo
com vogal na juceg fcdl go enaltece junta comercial por inovacao usando ia

Com vogal na Juceg, FCDL-GO enaltece Junta Comercial por inovação usando IA

Plataforma de inteligência artificial à qual os vogais tiveram acesso em 1ª mão acelera os processos de análise mercantil

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade