Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

Combinar talentos internos e externos acelera processos e aumenta a produtividade, diz CEO do Inter

Em entrevista exclusiva, Alexandre Riccio conta como a organização atuou em várias frentes garantindo maior eficiência
  • 03 de dezembro de 2024
combinar talentos internos e externos acelera processos e aumenta a produtividade diz ceo do inter
Riccio também é um defensor da automação e da metodologia ágil - Foto: Shutterstock

Alexandre Riccio assumiu o cargo de CEO do Inter, uma das principais instituições financeiras digitais do Brasil, após 10 anos na organização. Reconhecido por sua liderança focada em inovação, crescimento estratégico e transformação digital, ele tem ampla experiência em gestão de negócios, pessoas, tecnologia e processos e tem sido peça-chave na expansão do Inter, tanto no mercado nacional quanto internacional, promovendo a integração de serviços financeiros e tecnológicos para criar soluções completas para seus clientes. Riccio também é um defensor da automação e da metodologia ágil, buscando constantemente otimizar a produtividade e a eficiência operacional.

Leia na íntegra a entrevista exclusiva que ele deu ao Seja Relevante após palestrar no 9ª Fórum Anual das Médias Empresas, realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC). Esta edição do evento tem como tema central a produtividade nas organizações de médio porte.

Você defende a importância de trazer pessoas externas, com visão de mercado, para somar e colaborar em projetos importantes, e o quanto isso foi fundamental no Inter. Como isso impacta na produtividade?

Acredito que seja um grande impulsionador de produtividade. Conforme a empresa cresce — e isso é especialmente importante em contextos de expansão — os problemas se tornam mais complexos. O talento necessário para implementar mudanças e projetos que aumentem a produtividade nem sempre está disponível internamente. É possível, sim, desenvolver pessoas de dentro, e isso pode funcionar. No entanto, na maioria das vezes, a combinação de talentos internos com profissionais externos, que já passaram por ciclos de melhoria em outros lugares, acelera o processo.

No Inter, o crescimento está baseado em gestão, pessoas, tecnologia e processos. Você fala muito sobre metodologias ágeis e reuniões de fechamento. Pensando ainda na produtividade, quais outras práticas que vocês adotam para garantir o crescimento sem comprometer a eficiência operacional?

Acreditamos muito na automação de processos. Utilizamos sistemas de BPM (Business Process Management) para automatizar diversos processos. Isso nos dá liberdade, especialmente nas áreas operacionais, e nos permite padronizar processos, reduzir a necessidade de pessoal e melhorar o controle, o que também reduz custos. Além disso, implementamos um processo contínuo de melhoria, no qual avaliamos métricas financeiras e KPIs de produtividade para monitorar o desempenho. Afinal, quem não mede, não gerencia. Sem as métricas corretas, nunca saberemos se estamos realmente melhorando.

Com a expansão para mercados internacionais, um dos desafios é gerir equipes em diferentes fusos horários e culturas. Como é coordenar equipes tão diversas de forma sincronizada e eficiente?

Em termos de fuso horário, isso ainda não é um problema para nós, já que nosso escritório está em Miami. Se estivéssemos na Europa, seria um desafio maior. O ponto crucial no que diz respeito à cultura é que não podemos tentar replicar o modelo brasileiro no exterior. Se estamos nos Estados Unidos, por exemplo, precisamos entender e nos adaptar à cultura local, descobrindo qual é o melhor caminho para o negócio.. No entanto, é essencial ter essa conexão com a localidade para compreender as peculiaridades. Muitos aspectos que são normais no Brasil não são fora daqui. Se tentarmos aplicar o mesmo modelo de negócio, com os mesmos sistemas e hábitos brasileiros, nem sempre dará certo.

E quais são essas peculiaridades? O Brasil pode ensinar algo aos americanos?

O desafio nos Estados Unidos é encontrar uma dor relevante que o cliente queira resolver. É claro que o nosso sistema financeiro, especialmente na parte transacional, é mais avançado que o deles. Porém, o americano não tem a percepção de que pode ter algo melhor. Quando você diz que eles estão atrás, eles respondem: “Não, todos os meus problemas já estão resolvidos”, mesmo que ainda usem mandem cheques em domicílio enquanto nós temos opções de pagamento muito mais ágeis. Nosso desafio é mostrar a eles que há oportunidades de melhoria. Outro ponto é que o americano está habituado a utilizar diversas empresas para resolver seus problemas — banco, cartão de crédito, previdência. No Inter, por exemplo, resolvemos a vida do cliente em um único aplicativo, com qualidade igual ou superior. Quando fiz um curso nos Estados Unidos no ano passado, trouxe essa visão e eles ficaram surpresos. Para eles, é quase como se isso fosse impossível, quase inseguro. Então, há esses paradigmas que precisamos superar.

Fonte: Varejo S.A

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

Continuar lendo
fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Continuar lendo
com vogal na juceg fcdl go enaltece junta comercial por inovacao usando ia

Com vogal na Juceg, FCDL-GO enaltece Junta Comercial por inovação usando IA

Plataforma de inteligência artificial à qual os vogais tiveram acesso em 1ª mão acelera os processos de análise mercantil

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

fcdl go participa de reuniao do forum empresarial na acieg

FCDL-GO participa de reunião do Fórum Empresarial na Acieg

“Uma agenda muito propositiva”, avaliou Mariana D’Ávila, assessora executiva da Federação, que representou a entidade no encontro

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade