Com 42,9% da população adulta de Goiás e do Brasil endividada, com as contas atrasadas, as lojas do comércio se desdobram para tentar receber seus créditos, flexibilizando ao máximo os pagamentos para não ficar no prejuízo. Mas a tarefa não é fácil. Apesar dos novos prazos concedidos, muitos consumidores ainda penam para colocar as contas em dia, observa a FCDL-GO.
Só em agosto deste ano, a inadimplência em Goiás cresceu 9,66% na comparação com agosto de 2024, segundo dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Para a FCDL-GO, é um indicativo de que nem a maior propensão das lojas em oferecer descontos em multas e juros nas parcelas atrasadas têm sido suficiente para ajudar o consumidor a reorganizar suas contas.
Presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro comenta que o varejo está seguindo essas e outras recomendações do SPC Brasil para recuperação de créditos, como fazer abordagens específicas a consumidores reincidentes e iniciar a cobrança o mais cedo possível. Porém, ainda assim o grau de endividamento da população segue alto, sem perspectiva de recuo a curto prazo.
“A gente percebe, por exemplo, nos feirões de limpa nome, que o consumidor comparece, negocia, tenta reorganizar a vida financeira. Mas a situação da economia, com os juros tão altos, pesa muito no orçamento das famílias, levando o consumidor a priorizar a alimentação e os custos fixos das suas casas, e isso é compreensível”, argumenta Valdir. Ele encoraja o consumidor a acertar com seus credores nem que seja gradualmente, priorizando as contas mais atrasadas e que geram juros mais altos.
Em Goiás, os bancos são os maiores credores das dívidas atrasadas (62,03%), seguidos pelas lojas do comércio (11,55%), outros segmentos da economia (10,79%), concessionárias de água e luz (8,84%) e empresas de serviços de comunicação (6,79%). Em agosto deste ano, cada goiano negativado devia, em média, R$ 5.210,77 (somando todas as dívidas). E entre os negativados, 87,33% já tinham entrado em cadastros de devedores nos últimos 12 meses.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO