Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas é vital para o sucesso do marketing a escolha das cores, seja para a marca ou produtos, seja para materiais de divulgação e comunicação do negócio. Segundo especialistas no tema, a cor tem um efeito inconscientemente significativo, e por isso, tem o poder de elevar ou derrubar os resultados da empreitada. Por exemplo, os restaurantes usam o vermelho para estimular o apetite; já o azul cria uma sensação de confiança e segurança em uma marca.
“No domínio dinâmico do marketing, a cor desempenha um papel indispensável na transmissão de mensagens, evocando emoções e influenciando o comportamento do consumidor. A importância da cor decorre do seu poder de comunicação não verbal, desencadeando reações psicológicas que podem atrair ou repelir potenciais clientes. Além da estética, a cor pode moldar a identidade de uma marca e o seu valor percebido no mercado”, escreveu David Wallace, em artigo para o site Small Business Trends.
Wallace é especialista em marketing e, desde 1997, desenvolve campanhas bem-sucedidas em mecanismos de busca e mídias sociais para grandes e pequenas empresas.
Segundo o especialista, além do impacto emocional e social, as cores influenciam as decisões de compra e são determinantes para o reconhecimento da marca pelos consumidores. “As cores têm a capacidade inata de evocar uma série de emoções nos humanos. Por exemplo, o vermelho pode significar paixão, energia ou urgência, enquanto o azul pode comunicar confiança, calma e confiabilidade. Ao compreender essas associações, os profissionais de marketing podem escolher estrategicamente as cores para se alinharem às emoções que desejam despertar em seu público”, orienta o profissional.
E não basta definir a cor que melhor traduz a sua empresa, é preciso ser consiste nos esquemas de cores em diferentes plataformas e materiais de marketing. Isso ajuda a aumentar o reconhecimento da marca. “Estudos demonstraram que o reconhecimento da marca pode ser aumentado em até 80% apenas através da cor, tornando-a uma ferramenta inestimável para a construção da marca a longo prazo”, acrescenta David Wallace.
“A seleção e aplicação cuidadosa de cores em materiais de marketing pode ampliar significativamente a eficácia das campanhas e iniciativas de branding. Ao aproveitar as conotações psicológicas e emocionais das cores, as empresas podem criar narrativas mais convincentes e promover conexões mais profundas com o seu público”, ressalta.
Como escolher as melhores cores para o seu negócio
Escolher as cores certas para branding e marketing exige uma compreensão clara do público-alvo, dos contextos culturais, dos padrões da indústria e dos efeitos psicológicos das cores. Confira algumas dicas de como utilizar a psicologia das cores para maximizar os seus resultados:
1) Diferenças culturais: diferentes grupos demográficos e culturas podem perceber as cores de maneira diferente. Por exemplo, embora o vermelho represente sorte e prosperidade em muitas culturas do Leste Asiático, pode significar perigo ou cautela nas sociedades ocidentais.
2) Teste: antes de finalizar um esquema de cores, teste-o com uma amostra do seu público-alvo. Colete feedback para ver se as cores ressoam com as emoções e mensagens que você deseja transmitir.
3) Fique de olho na concorrência: analise os esquemas de cores de seus concorrentes. Embora queira se adequar às normas do setor, você também deseja se destacar. Se todos em seu setor usam azul, por exemplo, você pode considerar usar uma cor complementar ou um tom diferente para diferenciar sua marca.
4) Foque na estratégia: as escolhas de cores em branding e marketing não devem ser deixadas ao acaso ou ao mero apelo estético. Devem ser estratégicas e alinhadas aos objetivos, valores e emoções da marca que desejam invocar no seu público.
Significados das cores no ocidente
Fonte: Small Business Trends (via Varejo S.A.)