Agora em janeiro, aconteceu a edição de 2024 da NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, sediada no Javits Center, em Nova York. Sob o tema “Make It Here And Make It Matter” (“Faça isso aqui e faça com tendo importância”), o evento reuniu mais de 40 mil participantes de 104 países, sendo o Brasil o segundo país com maior representatividade, atrás apenas dos Estados Unidos.
Durante essa experiência enriquecedora, pude explorar uma vasta exposição de empresas de tecnologia numa feira, com mais de 1000 expositores de todo o mundo, interagir com líderes do varejo brasileiro e internacional, além de conhecer inúmeras startups revolucionárias. As palestras ministradas por especialistas do setor trouxeram insights valiosos, e neste artigo eu destaco três temas que merecem nossa atenção especial neste início de ano.
Robótica e automação no varejo: transformando a eficiência operacional – A presença de vários tipos e modelos de robôs e inúmeras soluções de automação foram marcantes na feira e nas palestras. Desde self-checkouts, até assistentes virtuais com hologramas, a robótica está redefinindo a eficiência operacional no varejo e gerando dados para alimentar modelos de IA. Para os empreendedores, essa tendência aponta para oportunidades de simplificação e aceleração de processos, melhorando a experiência do cliente e otimizando operações internas.
Inteligência artificial: a revolução dos dados e aplicações inovadoras – A NRF 2024 deixou como marca registrada o uso da Inteligência Artificial (IA) em diversas frentes. Palestrantes ressaltaram a revolução dos dados e apresentaram diversas aplicações de IA revelando o potencial dessa tecnologia para a gestão de estoques, aprimoramento da fidelidade do cliente e a qualidade do atendimento. No entanto, fica evidente a necessidade de mais casos práticos e resultados mensuráveis para que os empreendedores possam tirar o máximo proveito desse avanço tecnológico.
O novo papel do gestor: habilidades digitais e humanas em sintonia – a digitalização do varejo é tanto sobre tecnologias como sobre a mudança no ser humano, e l exige uma redefinição do papel do gestor. Além do conhecimento tecnológico, os líderes precisam desenvolver mais habilidades de comunicação, desejo de se dedicar a melhor conhecer o time, capacidade de motivar, engajar e capacitar equipes.
Em paralelo ao evento, participei de um encontro com Magic Johnson, o super campeão da NBA. Magic, como é conhecido, teve sua trajetória empresarial inspiradora fundamentada em trabalho árduo, educação e apoio ao time. Em sua fala, que se conecta com os temas acima, ele ressaltou a importância dessas habilidades para o sucesso de qualquer empreendedor, prática que ele continua seguindo até hoje: acorda às 4:30, medita, malha e trabalha das 6:00 às 18:00.
No contexto brasileiro, esses insights ganham ainda mais relevância, pois o cenário do varejo nunca foi tão heterogêneo: algumas empresas estão prosperando, enquanto outras enfrentam grandes desafios; alguns setores estão em ascensão, enquanto outros enfrentam dificuldades. O mercado nacional enfrenta obstáculos significativos, desde as altas taxas de juros, até questões na cadeia de suprimentos, complexidade tributária e nuances culturais e de consumo. No entanto, ao incorporar inovações, como investimentos em automação, novos modelos de loja e inteligência artificial (IA), os empreendedores brasileiros têm a oportunidade de superar esses obstáculos e prosperar em um cenário competitivo.
Tenho participado da NRF nos últimos 20 anos e observado que muitas inovações passam pela feira, mas nem todas chegam ao Brasil. Ao finalizar este resumo, é crucial destacar que a aplicação dessas tendências no mercado brasileiro pode ser o diferencial competitivo para os empreendedores alcançarem sucesso em 2024. A capacidade de adaptação e a busca constante por inovação são fundamentais para enfrentar os desafios e, ao mesmo tempo, capitalizar as oportunidades que surgem. Com base no que presenciei na NRF Retail’s Big Show, acredito que os empreendedores brasileiros têm em mãos as ferramentas necessárias para vender mais e prosperar em um ano que promete ser marcado pela inovação e transformação no varejo.
Fonte: Augusto Lins, founder e senior advisor na Stone (via Consumidor Moderno)