A ceia de Natal e os eventos de celebração da data são uma tradição das famílias goianas e brasileiras, em geral. Neste ano, o consumidor deve desembolsar, em média, R$ 322 com os preparativos da ceia e/ou do almoço de Natal, conforme indica levantamento divulgado pela FCDL-GO e elaborado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
Realizada em Goiânia e nas demais capitais brasileiras, a pesquisa mostra que 99% dos entrevistados pretendem celebrar o Natal, sendo que 44% devem comemorar em casa, 18% na casa dos pais e 16% na casa de outros parentes.
Além disso, para 30% dos entrevistados cada pessoa/família contribuirá com um valor, 28% pretendem dividir as despesas com cada pessoa/família levando um prato e 12% pretendem arcar com todas as despesas da comemoração.
“As famílias goianas, em geral, carregam a tradição de dividir os pratos da ceia de Natal, de modo que cada um leve um alimento diferente a ser compartilhado com todos no jantar ou almoço. Isso ajuda a aliviar os custos com a ceia e a economizar o dinheiro para investir na troca de presentes e no amigo secreto, que é uma brincadeira muito comum entre os goianos”, comenta o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
O levantamento revela ainda a intenção das pessoas em comprar alguma roupa, sapato ou acessórios novos para usar no Natal. Em cada dez brasileiros que vão celebrar a data, seis (62%) disseram que vão comprar alguma peça nova de vestuário ou acessório, sobretudo as mulheres. O gasto médio previsto deve ser de R$ 297.
Fonte: CNDL (com edição pela Assessoria de Comunicação/FCDL-GO)