A Fiserv, empresa de tecnologia para serviços financeiros, registrou um crescimento de mais de 19% no volume de transações no varejo brasileiro durante os oito dias que antecederam o Dia das Crianças (de 4 a 11 de outubro) — 387,5 milhões, frente aos 325,2 milhões contabilizados no mesmo intervalo de 2024. O desempenho superou outras datas comemorativas importantes em 2025, como o Dia das Mães (325,3 milhões de transações) e o Dia dos Pais (327 milhões). O sábado anterior à celebração também se destacou: foram 57,3 milhões de transações, um salto de 28% em relação ao mesmo dia em 2024 (44,8 milhões).
O e-commerce foi responsável por 49,5 milhões de transações no período. Em relação a forma de pagamento no varejo físico, a média de transações com Pix representou 16,2% no período, enquanto o volume médio de transações com cartões de crédito, débito e vouchers representou 83,8%.
O Dia das Crianças tem se consolidado como uma das datas mais estratégicas para o varejo. Pesquisas do mercado já apontavam para o aumento da intenção de compra dos brasileiros de 68% neste ano, ante 60% em 2024, refletindo um consumidor mais disposto a presentear. Além disso, a inflação dos itens mais desejados pelas crianças foi de apenas 2,04%, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), o que favoreceu o consumo. As campanhas promocionais em datas como o 10/10 também tiveram papel decisivo, com cupons e descontos que impulsionaram as transações. Esses fatores mostram que o varejo está diante de uma oportunidade concreta de crescimento e engajamento com o público.
“Esse crescimento que antecede o Dia das Crianças mostra como o varejo está cada vez mais conectado à inteligência de dados e à tecnologia. Na Fiserv, acompanhamos em tempo real esse movimento, oferecendo soluções que ajudam nossos clientes a potencializar campanhas, antecipar demandas e capturar oportunidades em datas-chave como essa”, destaca Rodrigo Climaco, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv no Brasil.
Presente em mais de 270 mil estabelecimentos comerciais com suas soluções de pagamento, a Fiserv monitora transações realizadas via Pix, cartões de débito e crédito, além de vouchers. Neste período, um dado que reforça padrões já observados em anos anteriores é o horário de pico das transações, que se manteve às 11h e às 18h, sinalizando uma concentração de compras próximo a hora do almoço e após o expediente.
Fonte: Varejo S.A