Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

Dia do Cliente: como o varejo pode engajar os consumidores e trazer valor para sua jornada de compra?

Lojistas precisam estar atentos aos novos hábitos de consumo da população
  • 15 de setembro de 2023
dia do cliente como o varejo pode engajar os consumidores e trazer valor para sua jornada de compra
Dia do Cliente pode ajudar a elevar as vendas no varejo - Foto: Shutterstock

Em um mundo altamente conectado no qual os consumidores são bombardeados por informações e ofertas a todo momento, o grande desafio das empresas é entender como se destacar frente à concorrência. Para isso, precisam estar atentas aos novos hábitos de consumo da população e encontrar estratégias para chamar sua atenção.

Um exemplo disso é o sucesso cada vez maior de redes sociais como Instagram e TikTok, que fez com que as companhias observassem ainda mais as tendências de marketing e comportamento e passassem a também utilizar essas plataformas para se relacionar com seu público e tentar conquistá-lo.

Nesse sentido, o Dia do Cliente (15/09) é uma ótima oportunidade para o varejo alavancar as vendas, atrair novos clientes e fidelizá-los – ainda mais em um momento no qual o segmento espera ter um desempenho negativo no segundo semestre devido à isenção de impostos do governo para produtos importados de até US$ 50, como afirma a Fecomércio MG. Pensando nisso, listamos cinco dicas para ajudar a engajar os consumidores e trazer mais valor para sua jornada de compra. Confira:

Invista em hiperpersonalização

Ao observarmos o cenário atual dos negócios, fica cada vez mais claro que a personalização é essencial para se sobressair em meio à concorrência acirrada. De acordo com um estudo da Accenture, 91% dos consumidores estão mais propensos a comprar de marcas que oferecem recomendações relevantes e personalizadas e 83% estão dispostos a compartilhar seus dados pessoais em troca de uma vivência customizada. “As estratégias de hiperpersonalização exigem que as companhias acompanhem toda a jornada de compra para conseguir proporcionar uma experiência diferenciada e encantadora. Para isso, é importante captar informações dos consumidores e realizar análises avançadas com ajuda de inteligência artificial e machine learning. Segundo a consultoria McKinsey, empresas que utilizam análises de dados para personalizar a experiência do cliente podem aumentar suas receitas em pelo menos 15%”, analisa Mateus Magno, CEO da Sambatech.

Os consumidores têm se acostumado a ter mais poderes de decisões em mãos, o que tornou ainda mais importante a abertura de espaços para a adoção de políticas capazes de focar a atenção totalmente no cliente. Dessa forma, o atendimento poderá ser mais eficiente e, ainda, totalmente personalizado para o consumidor. “Por mais que o fluxo de trabalho seja intenso em algumas épocas do ano, manter o atendimento personalizado e identificar a peculiaridade de cada consumidor é essencial para se diferenciar no mercado. O cliente se transforma em promotor e indica para outra pessoa quando se sente respeitado durante todo o processo” aponta Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4U.

Invista na automação

Com a onda de automação, inteligência artificial e bots, vemos que as empresas têm compreendido como a tecnologia pode auxiliar na jornada de compra e experiência do cliente. Segundo dados fornecidos pela McKinsey, empresas líderes em maturidade digital que utilizam processos digitais para aumentar sua produtividade e solucionar gargalos no processo de atendimento, alcançaram no Brasil uma taxa de crescimento do EBITDA até três vezes maior do que as demais.

“É fácil perceber como a desburocratização dos processos com a ajuda da tecnologia têm auxiliado as empresas a aumentar sua performance, vendendo mais, produzindo menos e até mesmo se conectando melhor com seus clientes. No Brasil, já existem algumas plataformas de gerenciamento de processos de atendimento, que utilizam dados para personalizar a jornada de compras, revolucionando a experiência do cliente”, explica Veridiana Cavalheiro, CEO do Agidesk.

Invista na transformação

Na transformação de negócios, existe um grande poder quando falamos na personalização de dados e experiência do cliente. Isso porque o uso e análise de dados sempre foi muito relevante, mas nos últimos anos ganhou papel estratégico nos mais diversos negócios. Coletar, analisar e aplicar as estratégias de dados permite às empresas oferecer experiências mais sábias e personalizadas para seus clientes, resultando no aumento da satisfação e fidelização do consumidor.

“Entendemos que as coletas e análises servem para entender as preferências individuais de cada cliente. Dessa forma, podem surgir recomendações personalizadas, ofertas especiais, sugestões de produtos e uma comunicação direcionada por meio de campanhas de marketing”, comenta Gabriela Pavan, sócia-diretora de Arquitetura e Retail Design da Enredo.

Invista no Social Commerce

As redes sociais revolucionaram a maneira como as pessoas se conectam, compartilham informações e interagem online. Além de mudar a forma como as pessoas se comunicam, as redes sociais também tiveram um impacto significativo no mundo dos negócios e na construção de marcas de sucesso. Hoje, a presença e a estratégia das marcas nas redes sociais são fundamentais para alcançar o público-alvo, construir relacionamentos duradouros e impulsionar o sucesso comercial.

As redes sociais se tornaram uma parte integrante da vida cotidiana das pessoas. Para Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que vem auxiliando PMEs, grandes players do mercado nacional e franquias a transformarem seus vendedores em consultores, uma marca que não esteja presente nas redes sociais pode ser percebida como desatualizada, menos acessível e menos confiável. “Uma das maiores vantagens das redes sociais é a capacidade de construir conexões autênticas com o público. As pessoas não querem apenas comprar produtos ou serviços; elas querem se relacionar com marcas que compartilham seus valores e que se importam com seus clientes”, finaliza.

Invista em profissionais qualificados

Quando o assunto é atendimento, a Printi, uma das maiores gráficas online da América Latina, conta com um time de especialistas que auxiliam os clientes em todos os processos no site, oferecendo até mesmo designers para quem precisa de ajuda em artes gráficas. “O atendimento é a porta de entrada para os clientes. Por isso, temos um time de profissionais que buscam atender às necessidades e as dores de cada um, porque entendemos que diálogo e transparência em cada etapa até os produtos chegarem aos nossos clientes é fundamental para fidelizá-los”, afirma Fábio Carvalho, Diretor de Supply Chain da Printi.

Fonte: Varejo S.A.

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

WhatsApp Image 2025 05 28 at 08.40.28

Valdir Ribeiro é condecorado em Brasília em dia de homenagens à CNDL

Presidente da FCDL-GO prestigiou a Confederação na inauguração de sua 1ª sede própria e numa sessão comemorativa na Câmara dos Deputados

Continuar lendo
inadimplencia goianos negativados devem mais de r 5 mil em media

Inadimplência: goianos negativados devem mais de R$ 5 mil, em média

Juros altos dificultam controle das contas, ressalta a FCDL-GO; índice de devedores cresceu quase 7% em abril deste ano

Continuar lendo
fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

WhatsApp Image 2025 05 28 at 08.40.28

Valdir Ribeiro é condecorado em Brasília em dia de homenagens à CNDL

Presidente da FCDL-GO prestigiou a Confederação na inauguração de sua 1ª sede própria e numa sessão comemorativa na Câmara dos Deputados

inadimplencia goianos negativados devem mais de r 5 mil em media

Inadimplência: goianos negativados devem mais de R$ 5 mil, em média

Juros altos dificultam controle das contas, ressalta a FCDL-GO; índice de devedores cresceu quase 7% em abril deste ano

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade