Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 22 bilhões no comércio

Pesquisa CNDL/ SPC Brasil aponta que os consumidores vão gastar, em média, R$ 238 com presentes
  • 06 de junho de 2025
dia dos namorados deve movimentar r 22 bilhoes no comercio
Esposos ou as esposas aparecem em 1º lugar no ranking dos principais presenteados - Arte: CNDL

O Dia dos Namorados deve levar 93 milhões de consumidores às compras, é o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. A estimativa mostra uma queda numérica de 2,9 milhões em comparação com o ano passado.

Os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (58%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 34% pretendem presentear os(as) namorados(as).

Entre os que não vão comprar presentes, 51% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 12% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% não tem dinheiro.

De acordo com o levantamento, 61% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 27% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,4 presentes.

“O Dia dos Namorados representa uma importante movimentação para o varejo, apesar da queda no número de pessoas que pretendem comprar presentes em comparação com o ano passado. Mesmo com as contas apertadas, o consumidor mantém a tradição de presentear e fazer alguma comemoração especial na data”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Roupas, perfumes, cosméticos e calçados lideram o ranking dos itens mais procurados

A pesquisa mostra que com relação às compras pretendidas, 38% esperam gastar o mesmo valor que o ano passado, 33% gastar mais e 16% gastar menos.

Entre as razões para gastar mais, 62% dos consumidores pretendem comprar um presente melhor, 35% dizem que os produtos estão mais caros e 35% tiveram melhoria da renda mensal.

Já entre os que pretendem gastar menos, 54% precisam economizar, 32% estão com o orçamento apertado e 25% precisam pagar dívidas em atraso.

Entre os entrevistados 59% consideram que os preços dos produtos este ano estão mais caros que no ano passado, 37% que estão na mesma faixa de preço e 4% que estão mais baratos.

De acordo com o levantamento, 76% pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras, principalmente pela internet (86%).

Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes do Dia dos Namorados. Com isso, estima-se movimentar R$ 22,14 bilhões no varejo e serviços.

A principal forma de pagamento será à vista (69%), principalmente no PIX (34%). 28% citam o pagamento à prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado (22%). A média será de 3,5 prestações.

Os presentes mais procurados serão roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), calçados (20%), jantar (20%) e bombons e chocolates (18%).

Quanto às comemorações, 39% pretendem comemorar a data em casa, 31% em um restaurante e 8% num hotel / motel.

57% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas

Na hora de escolher o local de compra, 57% pretendem fazer as compras em lojas físicas, principalmente no shopping center (21%), shopping popular (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%). Por outro lado, 36% farão pela internet. Questionados sobre o principal fator considerado na escolha do local de aquisição do presente, 28% relatam a qualidade, 19% o perfil do presenteado, 15% o desejo do presenteado e 11% o preço do presente.

Entre os que dizem que irão comprar pela internet, 73% pretendem comprar em aplicativos, 61% em sites e 22% pelo Instagram. Os tipos de sites / lojas online mais citados são de varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (56%), seguidos dos sites de compra e venda de produtos novos ou usados (43%) e sites de lojas de roupas (24%).

Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as lojas mais citadas foram: Shopee (81%), Amazon (57%) e Shein (43%).

As principais justificativas dos que pretendem comprar em sites internacionais são: preços mais baixos (75%), variedade de produtos (55%), economia de gastos (39%) e qualidade dos produtos (38%).

31% pretendem comprar presentes mesmo com contas em atraso

Um dado preocupante da pesquisa diz respeito ao controle financeiro dos consumidores que pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. A pesquisa mostra que 31% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que 71% estão com nome negativado.

Os dados revelam ainda que 28% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 41% acreditam que o esposo(a)/namorado(a) merece, 22% querem agradar o parceiro(a), não se importando se vão gastar mais do que deveriam e 17% gostam de agradá-lo(a), não importando se irão fazer dívidas para isto.

“O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data. Não vale a pena colocar o orçamento em risco para impressionar o parceiro”, orienta a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.

Fonte: CNDL

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

pix parcelado ou cartao de credito qual e mais vantajoso para o consumidor

Pix parcelado ou cartão de crédito: qual é mais vantajoso para o consumidor?

Especialista explica diferenças entre modalidades e lista os fatores decisivos para escolher a melhor opção

Continuar lendo
pesquisa aponta itens preferidos no dia dos namorados

Pesquisa aponta itens preferidos no Dia dos Namorados

Data deve movimentar mais de R$ 22 bilhões no comércio

Continuar lendo
festas juninas foto joedson alves agencia brasil

Primeira semana das festas juninas anima lojistas goianos

FCDL-GO vê comerciantes otimistas para incrementar as vendas nesta janela entre o Dia das Mães e o Dia dos Pais

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

pix parcelado ou cartao de credito qual e mais vantajoso para o consumidor

Pix parcelado ou cartão de crédito: qual é mais vantajoso para o consumidor?

Especialista explica diferenças entre modalidades e lista os fatores decisivos para escolher a melhor opção

pesquisa aponta itens preferidos no dia dos namorados

Pesquisa aponta itens preferidos no Dia dos Namorados

Data deve movimentar mais de R$ 22 bilhões no comércio

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade