A FCDL-GO participou nesta sexta-feira (30), no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, de reunião convocada pelo governador Ronaldo Caiado para discutir com a sociedade civil os impactos negativos da Reforma Tributária. A Federação foi representada pelo presidente Valdir Ribeiro.
Num painel apresentado pelo próprio governador, Caiado alertou que os atuais textos das PECs 45 e 110 têm vários trechos com diretrizes prejudiciais à arrecadação tributária, à geração de empregos, ao desenvolvimento das empresas e ao equilíbrio da economia em geral.
Segundo ele, a Reforma Tributária, no modelo que está hoje, pode resultar em perda da autonomia de estados e municípios; indefinição da alíquota a ser cobrada; prejuízo para os setores de educação, saúde e alimentação; punição para o dinamismo do agro nacional; e risco de desemprego e de uma nova concentração industrial.
“Não podemos, em nome da Reforma Tributária, destruir o pacto federativo e a autonomia de estados e municípios”, frisou o governador diante de líderes classistas, empresários, parlamentares, prefeitos e trabalhadores.
O levantamento apresentado por Caiado mostrou que, numa eventual aprovação da Reforma Tributária da forma como ela está hoje, o comércio seria um dos setores mais prejudicados.
“Não podemos aceitar a Reforma Tributária nesses termos, que irão prejudicar principalmente o setor produtivo, o maior gerador de empregos no Brasil. São milhares de empresas e milhões de postos de trabalho que estão em jogo”, resumiu o presidente Valdir Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO