A FCDL-GO celebra a decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional) de retomar no FCO Empresarial (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) a opção de juros pré-fixados para as empresas contratantes de suas linhas de crédito.
A nova diretriz foi confirmada nesta terça-feira (08) pelo CMN. Com isso, as empresas que foram impactadas pela mudança na metodologia de aplicação dos juros em 2018, quando a única opção passou a ser a dos juros pós-fixados, poderão voltar para a modalidade pré-fixado.
Houve mudança também na fórmula de composição do pós-fixado, que agora levará em consideração o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apurado nos últimos 12 meses.
A alteração nas regras do FCO passa a permitir ainda que empresas que contraíram financiamentos após 2018, com o juros pós-fixado já compulsório, migrem para o pré-fixado.
“Agora sim, depois de ponderações feitas também pela FCDL-GO, o Conselho Monetário foi feliz nessas novas normas para o FCO. Com essas mudanças, as linhas de financiamento voltam a ser atrativas, fomentando a geração de emprego, renda, desenvolvimento social e investimento nas empresas”, comenta o presidente da FCDL Goiás, Valdir Ribeiro.
A FCDL-GO foi uma das entidades empresariais que se reuniram com o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) solicitando que ele intercedesse junto à União para buscar a revisão nas diretrizes do FCO. “Somos muito gratos ao senador Vanderlan”, enfatiza o presidente Valdir.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO