O comércio goiano espera neste Dia das Crianças um aumento de 25% nas vendas em relação a 2021, seguindo tendência do varejo nacional. A projeção é da FCDL-GO, levando em consideração uma pesquisa de intenção de compras divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Conforme o levantamento, o Dia das Crianças de 2022 deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio nacional neste ano, superando os R$ 10,93 bilhões estimados para a mesma data em 2021. Realizada em conjunto com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), a pesquisa ouviu consumidores em Goiânia e nas demais capitais brasileiras.
O estudo aponta que 73% dos consumidores brasileiros, inclusive em Goiás, devem ir às compras para presentear as crianças. “Apesar dos reflexos da inflação, o consumidor está mais generoso nas compras neste segundo semestre. Vimos um cenário um pouco mais favorável no Dia dos Pais e agora, no Dia das Crianças, a tendência é que essa perspectiva se converta em boas vendas no varejo na capital e no interior”, comenta o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
Em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$ 241,60 na compra (é um aumento de R$ 42 em relação a 2021). Entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor que em 2021 e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2021.
A maioria pagará os produtos à vista (79%) e 43% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (39%), PIX (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de 3,8 prestações.
Conforme os consumidores entrevistados, os presentes mais procurados são: roupas e/ou calçados (44%), bonecas/bonecos (40%), jogos de tabuleiro/educativos (28%) e avião/carrinho de brinquedo (20%).
Os principais locais de compra dos presentes estão concentrados nas lojas físicas (83%), sobretudo, shopping center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%). 47% das compras serão pela internet, sendo que dessas 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram.
Os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar são: preço (52%), promoções e descontos (43%), a qualidade dos produtos (41%) e frete grátis (34%).
Fonte: CNDL (com edição pela Assessoria de Comunicação/FCDL-GO)