Após dois meses em queda, as vendas de móveis e eletrodomésticos no varejo voltaram a crescer em Goiás em setembro deste ano, animando os lojistas para a Black Friday e o Natal. Com bases nos dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada hoje (08) pelo IBGE, a FCDL-GO pontua que as vendas desse segmento aumentaram 0,6% em setembro, superando o recuo de 3,0% em agosto e a queda de 9,0% em julho.
“O grupo de móveis e eletrodomésticos e o segmento de roupas, calçados e acessórios do vestuário são campeões de vendas principalmente na Black Friday. Por isso, mesmo com um leve recuo de 1,8% nas vendas de tecidos, vestuário e calçados em setembro, as perspectivas dos lojistas para este final do ano são positivas, acreditando também nos reflexos da queda na taxa básicas de juros e na diminuição do endividamento das famílias”, analisa o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
Números da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) deste mês de novembro indicam que o percentual de famílias brasileiras que declaram ter dívidas a vencer (seja no cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado ou prestações de carro e casa) diminuiu, chegando a 76,9% das famílias do País, o menor nível desde fevereiro de 2022.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO