O consumidor está mais confiante para comprar, e essa segurança parece estar depositada na concessão de crédito e no aumento da oferta de emprego. É o que destaca a FCDL-GO sobre o indicador de confiança do consumidor medido pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). O índice subiu 1,8% em julho, registrando a segunda alta consecutiva.
Com esse resultado, o indicador atingiu 92,9 pontos, estimulado, em larga medida, pelas faixas de renda mais baixas. De acordo com o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro, esse ânimo que o consumidor tem mostrado para comprar é resultado do aumento da empregabilidade, entre outros fatores.
“O emprego formal é a principal fonte de renda da maior parte das famílias em Goiás e no Brasil. E os dados do SPC Brasil mostram que neste segundo trimestre de 2024, o número de desocupados no país caiu 12,5% em relação aos três primeiros meses deste ano, dando margem para o varejo projetar boas vendas no final do ano”, comenta o dirigente.
Levantamento divulgado pelo SPC Brasil mostra que as consultas do setor financeiro aos CPFs dos consumidores aumentaram 4,0% entre julho de 2023 e julho de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a FCDL-GO, é outro indicativo favorável ao crescimento da confiança do consumidor.
Na prática, a concessão de crédito para pessoa física tem sido retomada após a pandemia em ritmo considerado ainda fraco, mas dando sinais positivos. O resultado acumulado nos 12 meses encerrados em junho de 2024 apresentou crescimento de 6,3%. Olhando para o resultado de pessoa jurídica, a alta foi de 2,7% no mesmo período de comparação. “O crédito é vital para manter as vendas no varejo aquecidas”, arremata Valdir Ribeiro.
Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as vendas no varejo em Goiás cresceram 0,5% em junho, em relação ao mês anterior. Já na comparação com junho de 2023, a alta foi expressivamente maior, de 5,9%.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO