As inovações tecnológicas transformando a maneira como os pagamentos cotidianos são realizados e como as pessoas gastam ou gerenciam seu dinheiro. Segundo levantamento feito pela Mastercard com consumidores de 14 países na América Latina e no Caribe, incluindo o Brasil, 77% dos consumidores latino-americanos utilizaram pagamentos eletrônicos nos últimos anos, sendo os cartões de crédito e débito os instrumentos de pagamento mais utilizados tanto de forma online quanto em lojas físicas.
“A digitalização dos meios de pagamento representa a solução para as necessidades diárias dos brasileiros. Novos métodos de pagamento, como o recém-lançado Click to Pay, tornaram-se ferramentas que facilitam pagamentos e transações”, afirma Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil.
Cerca de 55% dos brasileiros indicam que a adoção de pagamentos eletrônicos é motivada pelo ganho em conveniência. A segunda razão, com 49%, deve-se à redução da necessidade de portar dinheiro em espécie e a velocidade da transação aparece em terceiro, com 48%.
Para compras presenciais, os cartões de crédito são a preferência de 64% dos entrevistados e o débito por 38%. O crédito é principal método dos consumidores, com uma taxa de uso de 33% e 69% para compras em lojas físicas e online, respectivamente.
Para compras presenciais, o principal critério de escolha do meio de pagamento é a aceitação (42%), seguido por conveniência (36%) e velocidade (35%). A segurança é um critério primordial para 30% dos consumidores. Tais elementos são encontrados também nos pagamentos por aproximação, cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros.
Enquanto para compras online, a prioridade é a segurança (33%), seguido por conveniência (32%) e aceitação (30%).
Novas tecnologias
Cerca de 89% dos brasileiros afirmam que estão abertos a testarem novos métodos de pagamento. A preferência pelo dinheiro em espécie tem diminuído nos últimos anos, com um terço dos consumidores indicando que essa opção foi deslocada pela digitalização dos pagamentos.
Outros 53% afirmaram sentir-se muito confortáveis usando novas tecnologias, enquanto 42% estão moderadamente dispostos a usar as inovações do mercado, e apenas 5% responderam que ainda não se sentem confortáveis.
“Esse comportamento dos consumidores é um incentivo para que empresas continuem inovando e implementando novas tecnologias e serviços. Ao mesmo tempo, são oportunidades para criar melhores experiências, aumentar a segurança por meio de criptografia de dados e, desta forma, se destacar em meio a um ambiente cada vez mais competitivo”, conta Tangioni.
Fonte: Mercado&Consumo