Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

Quase 103 milhões de consumidores devem fazer compras para a Páscoa

Apontado em pesquisa da CNDL/SPC Brasil, número indica queda nominal de 4 milhões de consumidores em relação à 2024
  • 11 de abril de 2025
quase 103 milhoes de consumidores devem fazer compras para a pascoa
Ticket médio entre os consumidores deve ficar em R$247 - Foto: Shutterstock

O consumidor brasileiro está mais cauteloso em relação aos gastos com a Páscoa deste ano. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que a data deve levar 102,6 milhões de consumidores às compras, uma queda nominal de 4 milhões em relação à Páscoa de 2024.

De acordo com o levantamento, 63% dos entrevistados pretendem fazer compras para a Páscoa de 2025. O principal motivo destacado pelos consumidores que não pretendem fazer compras esse ano é economizar (23%), enquanto 21% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas, 20% estão desempregados e 16% não gostam / não tem costume de comprar presentes e chocolates para Páscoa.

Já entre os que pretendem comprar algum presente na Páscoa, 33% dizem gostar de chocolates ou pretender presentear pessoas que também gostam, 26% afirmam ser uma tradição da qual gostam de fazer parte e 25% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.

Os filhos (55%) serão os principais presenteados, em seguida as mães (39%), cônjuge (39%), sobrinhos (27%) e o próprio entrevistado (26%).

Os consumidores pretendem gastar, em média, um total de R$247 com as compras de Páscoa; adquirindo em média 5 produtos.

“O consumidor está com dificuldade em manter as contas em dia, o orçamento está apertado, por isso temos uma queda no número de pessoas que irão às compras. Mesmo assim, a data tem uma movimentação importante no comércio de todo o país. Neste momento vale a criatividade do lojista em ter opções mais baratas e de lembranças que caibam no bolso das pessoas. Sabemos que o brasileiro tem a tradição de comemorar a data, por isso apesar da cautela, as pessoas não deixarão de fazer alguma compra”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

PIX lidera como forma de pagamento preferida

Os ovos de chocolate industrializados (55%) serão os principais itens procurados pelos consumidores, seguidos pelos bombons industrializados (41%), ovos de Páscoa caseiros/artesanais (37%), bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (33%) e barras de chocolate industrializadas (28%).

Entre os que pretendem comprar ovos industrializados, 58% irão comprar itens direcionados para crianças e para adultos, 27% somente para adultos e 13% somente para crianças.

Entre os motivos apontados pelos que pretendem comprar barras de chocolate e/ou bombons, 54% se importam com a celebração e não a forma do chocolate e 34% por ser mais barato.

No caso dos chocolates caseiros/artesanais, 28% destacam a qualidade do chocolate, 26% a preferência por algo mais personalizado e 23% querem ajudar as pessoas que vendem.

O pagamento à vista será o mais utilizado nas compras de Páscoa (72%), sendo principalmente por PIX (51%) e cartão de débito (36%). Já 56% pretendem pagar à prazo, sendo a média de 4 parcelas. Nesta modalidade 33% utilizarão o cartão de crédito parcelado.

Lojas físicas lideram na preferência das compras

As lojas físicas se destacam na preferência dos consumidores na hora de fazer pesquisa de preço (82%), mas também no momento da compra. Nove em cada dez consumidores (95%) pretendem fazer as compras em lojas físicas, com destaque para os supermercados (57%), lojas especializadas em chocolates (45%) e lojas de grandes varejistas (40%). 22% devem fazer as compras pela internet.

O consumidor também pretende fazer pesquisa de preço (85%) antes das compras, sendo que 46% pretendem pesquisar sobre todos os tipos de chocolate e 27% somente os ovos de páscoa.

Sete em cada dez consumidores (69%) acham que os preços dos produtos estão mais caros este ano frente ao ano passado, 20% que estão na mesma faixa de preço e 7% que estão mais baratos.

Preço e qualidade são os principais fatores na hora da compra

De acordo com os entrevistados, os principais fatores que influenciam na escolha dos locais de compra são o preço (51%), a qualidade dos produtos (49%), promoções e os descontos (36%) e a diversidade de produtos (24%).

44% devem fazer as compras ao longo do mês de março. Mas o comércio deve se preparar para os atrasadinhos, uma vez que 43% pretendem realizar as compras na semana antes da Páscoa, com isto estima-se que cerca de 44,4 milhões de consumidores devem deixar as compras para última hora nesta data.

A maioria (55%) pretende comemorar a data em casa, enquanto 19% irão para a casa dos pais e 13% na casa de outros parentes.

33% dos que pretendem comprar têm contas em atraso

A pesquisa aponta um dado preocupante em relação ao controle de gastos dos consumidores, uma vez que 33% dos que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso, sendo que 76% destes estão com o nome sujo.

Neste mesmo cenário, 21% dos que vão fazer compras na data este ano admitem que costumam gastar mais do que suas finanças permitem para presentear na Páscoa e 8% até deixarão de pagar alguma conta para comprar chocolates ou produtos neste ano. 12% admitem que foram negativados devido as compras feitas na Páscoa de 2024.

“A alta inadimplência é um fator preocupante no país, que impacta diretamente no poder de compra do consumidor. É importante que se faça um planejamento de quanto pode gastar antes de sair de casa, usar a criatividade para dar lembrancinhas e não fazer novas dívidas. A prioridade deve ser o pagamento das contas”, alerta o presidente da CNDL.

Fonte: Marina Barbosa/Varejo S.A

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

entenda como fica o iof apos derrubada de decreto

Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

Câmbio, crédito e previdência privada voltam a alíquotas anteriores

Continuar lendo
9 em 10 consumidores descartam empresas com nota abaixo de 4 no google

9 em 10 consumidores descartam empresas com nota abaixo de 4 no Google

O estudo “Decisão Local 2025” e diversas pesquisas reforçam que as avaliações online são um parâmetro indispensável para os consumidores

Continuar lendo
em carta no jornal o popular fcdl go comemora derrubada do aumento do iof

Em carta no jornal O Popular, FCDL-GO comemora derrubada do aumento do IOF

“Providencial e muito acertada”, diz o presidente Valdir Ribeiro sobre a ação da Câmara dos Deputados

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

entenda como fica o iof apos derrubada de decreto

Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

Câmbio, crédito e previdência privada voltam a alíquotas anteriores

9 em 10 consumidores descartam empresas com nota abaixo de 4 no google

9 em 10 consumidores descartam empresas com nota abaixo de 4 no Google

O estudo “Decisão Local 2025” e diversas pesquisas reforçam que as avaliações online são um parâmetro indispensável para os consumidores

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade