Skip to content
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
Pesquisar
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
fcdl
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
aaaaaaaaaaaaaaaaa
Pesquisar
fcdl
  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Pesquisar
  • Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Home

Varejo: setor de oportunidades para os negócios iniciais

Segmento é mais procurado por quem quer abrir novos negócios, especialmente, na Argentina, Brasil e Chile
  • 01 de fevereiro de 2024
varejo setor de oportunidades para os negocios iniciais
54% dos novos empreendimentos na América Latina atuam com serviços e 27% com comércio - Foto: Shutterstock

Na América Latina, o setor de Comércio e Serviços é o mais buscado na hora de abrir novos negócios. De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 54% dos novos empreendimentos na região atuam com serviços e 27% com comércio. O fenômeno é impulsionado pelo crescimento da população latino-americana urbana, o que gera uma demanda crescente por produtos e serviços e oferece uma ampla variedade de oportunidades para empreendedores de todos os tamanhos e segmentos. Além disso, esses setores têm uma baixa barreira de entrada, ou seja, não exige alto investimento para iniciar o negócio, e ainda oferecem boas oportunidades de crescimento, sendo possível expandir a empresa para novos mercados, abrir novas lojas e, até mesmo, franquear.

“O varejo é um setor que oferece aos empreendedores a oportunidade de trabalhar com o que gostam e de ter um impacto positivo na sociedade. Inclusive, no Brasil, é o maior gerador de primeiro emprego”, destaca o presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), José César da Costa.

O Brasil registrou saldo positivo de 1.483.598 empregos formais em 2023, segundo o Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta terça-feira (30) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). O maior crescimento do emprego formal em 2023 ocorreu no setor de serviços, com a criação de 886.256 postos. No comércio, foram criados 276.528 postos.

O varejo é mais procurado por empreendedores iniciais, especialmente, na Argentina, Brasil e Chile, segundo análise realizada pela Academia de Tiktokers em parceria com a Palco Inteligência de Mercado. O estudo utilizou dados da GEM sobre esses três países e a Colômbia, México, Peru e Uruguai.

A análise aponta também que, em geral, esses empresários buscam por autonomia e independência financeira e enxergam no empreendedorismo uma oportunidade de realizar seus próprios projetos e ter um maior controle sobre seu destino profissional.

“O empreendedor latino-americano tende a ser bastante consciente e maduro e com um bom repertório profissional, e o empreendedorismo é uma escolha e não uma necessidade para estar no mercado de trabalho”, detalha Clarissa Millford, cofundadora da Academia de Tiktokers, que ensina empresas a produzir vídeos curtos a fim de conquistar clientes e vendas. A escola digital já faturou R$ 12 milhões com a sua técnica.

“É um setor competitivo, com uma grande variedade de concorrentes, por isso, é essencial que quem deseje atuar nesse setor tenha um bom planejamento e esteja preparado para enfrentar os desafios”, orienta Costa.

Perfil do empreendedor latino-americano

O Global Entrepreneurship Monitor mostra que a maioria dos empreendedores latino-americanos é do sexo masculino (63%) e tem entre 25 e 34 anos (54%). Além disso, 63% têm ensino superior completo e 62% empreendem por oportunidade. A maior parte (66%) espera que seus negócios cresçam nos próximos cinco anos.

“De forma geral, o empreendedorismo na América Latina é um fenômeno dinâmico e crescente. Os empreendedores latino-americanos são motivados por oportunidades e buscam o crescimento de seus negócios”, resume Millford, que é especialista em estratégias de vídeos para o TikTok.

Quando avaliada a população economicamente ativa dos países, destacam-se a Colômbia e o Chile, onde 56,7% e 44% são de empreendedores, respectivamente.

Comportamento digital

A análise da Academia TT revelou que o índice de analfabetismo digital nos demais países latino-americanos estudados é menor do que no Brasil, sendo que Uruguai e Chile apresentam os menores índices: 12% e 19%, respectivamente. Com relação ao tempo de permanência nas redes, a população do Brasil, Chile, Colômbia e Peru permanece mais de 3h30 conectados por dia. No Instagram, os mexicanos passam entre 3 e 4 horas por dia, enquanto no TikTok ficam 50 minutos conectados/dia, período similar ao dos brasileiros, que é de 53 min por dia.

Quanto ao percentual da população usuária de redes, Chile e Uruguai novamente se destacam, com 93% e 90% dos usuários, respectivamente. Já quando o assunto é acesso diário às redes, o Brasil lidera com 91% da população; e Chile e México se aproximam com 88%. No Peru, o Facebook é a rede social mais acessada (86%); no Chile, é o Youtube (81%); e no Uruguai, é o Instagram (71%).

Esses dados mostram que os empreendedores do varejo latino-americano precisam fazer bom uso das redes sociais para alcançar o público-alvo e bater suas metas. “Observo que as varejistas que compreenderam a nova estratégia das redes e estão jogando bem o jogo dos vídeos curtos nas plataformas, estão liderando o seu segmento”, comenta a fundadora da Academia de Tiktokers.

“Os empreendedores latino-americanos fazem uso das redes sociais de forma bem dinâmica e engajada. É inegável a influência das novelas latinas no estilo de conteúdo consumido pelo público: criativo, impactante, dramático e colorido, são pontos marcantes no estilo de conteúdo produzido”, acrescenta a especialista em vídeos curtos.

Fonte: Varejo S.A (com informações da Agência Brasil)

Compartilhar

Compartilhar

Mais Notícias

WhatsApp Image 2025 05 28 at 08.40.28

Valdir Ribeiro é condecorado em Brasília em dia de homenagens à CNDL

Presidente da FCDL-GO prestigiou a Confederação na inauguração de sua 1ª sede própria e numa sessão comemorativa na Câmara dos Deputados

Continuar lendo
inadimplencia goianos negativados devem mais de r 5 mil em media

Inadimplência: goianos negativados devem mais de R$ 5 mil, em média

Juros altos dificultam controle das contas, ressalta a FCDL-GO; índice de devedores cresceu quase 7% em abril deste ano

Continuar lendo
fcdl go e sebrae preparam novo convenio para associados a federacao

FCDL-GO e Sebrae preparam novo convênio para associados à Federação

Parceria é voltada à qualificação de líderes e à participação deles em eventos de aperfeiçoamento profissional

Continuar lendo
regua entidades 2
Regua SISTEMA
Regua SISTEMA

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Receba notícias e novidades da FCDL-GO no seu e-mail

Contato

  • (62) 3086-3972
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas
Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook

facebook.com/fcdlgo

Instagram

instagram.com/fcdlgo

últimas notícias

WhatsApp Image 2025 05 28 at 08.40.28

Valdir Ribeiro é condecorado em Brasília em dia de homenagens à CNDL

Presidente da FCDL-GO prestigiou a Confederação na inauguração de sua 1ª sede própria e numa sessão comemorativa na Câmara dos Deputados

inadimplencia goianos negativados devem mais de r 5 mil em media

Inadimplência: goianos negativados devem mais de R$ 5 mil, em média

Juros altos dificultam controle das contas, ressalta a FCDL-GO; índice de devedores cresceu quase 7% em abril deste ano

Contato

  • 62 3086-3972
  • 62 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
  • Rua Doutor Olinto Manso Pereira, 837, Rizzo Plaza, 4º andar, Setor Sul, Goiânia (GO) - CEP 74083-060

site

Menu
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • CDLs de Goiás
  • Sistema CNDL
  • Entidades representadas

redes sociais

Facebook Instagram

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

logo conexao

2020 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Conexão Soluções Corporativas

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

logo
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
Menu
  • Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • História
    • CDLs de Goiás
    • Conheça a FCDL-GO
    • Entidades representadas
    • Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
  • Notícias
  • Eventos
    • Calendário de vendas 2023
  • Serviços
  • Imprensa
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Sistema CNDL
  • (62) 3216-3860
  • (62) 99689-1345
  • fcdl@fcdlgo.com.br
logo
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Políticas gerais

Confira nossas políticas gerais de privacidade e entenda como funciona a atuação do nosso site para preservar sua privacidade com a máxima transparência.

Política de Privacidade