top of page

CNDL manifesta repúdio categórico ao fim da escala 6×1

11 de fev.
2 min de leitura
Varejo alerta que a votação do tema em ano eleitoral é uma catástrofe econômica e social

Confederação sinaliza para prejuízos como desemprego massivo, explosão da informalidade, fechamento de empresas e empobrecimento generalizado - Arte: CNDL
Confederação sinaliza para prejuízos como desemprego massivo, explosão da informalidade, fechamento de empresas e empobrecimento generalizado - Arte: CNDL

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), representando milhões de empreendedores, lojistas e comerciantes por meio das Federações e Câmaras de Dirigentes Lojistas em todo Brasil, manifesta seu repúdio veemente e categórico ao “Fim da Escala 6×1” previsto na PEC 8/2025 apensada à PEC 221/2019 em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados que propõe a redução abrupta da jornada de trabalho para o modelo 4×3, alterando o artigo 7º, inciso XIII da Constituição Federal.


Esta não é uma manifestação corporativa de resistência a mudanças. É um alerta técnico fundamentado do setor produtivo que paga os impostos, gera empregos e renda no país, a proposta que, embora motivada por legítimas aspirações de qualidade de vida, funcionaria como um “bumerangue sobre o bem-estar dos trabalhadores”, produzindo exatamente os efeitos contrários aos prometidos: desemprego massivo, explosão da informalidade, fechamento de empresas, empobrecimento generalizado e a utilização do tempo livre para ocupações de complementação de renda ao invés do almejado descanso.


O Brasil não está pronto: O Paradoxo da Produtividade


A produtividade do trabalhador brasileiro, por exemplo, equivale a apenas 25% da produtividade do trabalhador norte-americano. Em valores monetários, uma hora de trabalho no Brasil gera cerca de US$ 17-20, contra US$ 65-85 nos países da OCDE. Isso não reflete falta de dedicação ou empenho dos brasileiros, mas sim déficit estrutural de capital, tecnologia, infraestrutura e qualificação.


A tentativa de reduzir a jornada de trabalho de forma açodada e ainda mais em ano eleitoral, sem antes resolver os gargalos estruturais da produtividade (Custo Brasil, em pleno momento de adequação à complexidade da nova Reforma Tributária, déficit de infraestrutura e limitações de capital humano), é colocar “o carro na frente dos bois”. A experiência internacional, especialmente a europeia, demonstra categoricamente que a redução da jornada é uma conquista obtida como consequência do aumento da produtividade, e não como sua causa.


Alertamos a sociedade e conclamamos os parlamentares no Congresso Nacional para a REJEIÇÃO da PEC 221/2019 e seus apensados. A CNDL defende o diálogo técnico, não a imposição política e nem a votação em pleno ano eleitoral.


Brasília, 10 de fevereiro de 2026


CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS


Fonte: CNDL



 
 
 

1 comentário


nolafo.wle156+abc123
27 de jun.

https://keonhacai5.ws/ dạo này thấy bạn bè nhắc hoài nên mình cũng bấm vào coi thử cho biết, chủ yếu xem giao diện chứ không ngồi đọc kỹ hay làm gì. Vừa vào là thấy trang làm khá thoáng, nhìn không bị rối mắt kiểu nhồi chữ. Mình để ý họ chia nội dung thành từng khối rõ ràng nên lướt xuống vẫn dễ theo dõi, không bị lạc. Cái mình thích nhất là cách họ trình bày theo dạng bảng/cột, nhìn phát là nắm ý chính luôn, đỡ phải kéo qua kéo lại đọc dài dòng. Menu cũng đặt chỗ dễ thấy nên chuyển mục khá nhanh, không phải mò. Nói chung lướt vài phút thấy ổn ở khoản bố…

Curtir
bottom of page